World champion Taty to join Unochapecó/Nilo Tozzo/AuroraPress release by
Unochapecó/Nilo Tozzo/AuroraPortuguese textTaty é da Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora! Fixa fecha com equipe pentacampeã da Liga Futsal Feminina Texto: Ricardo Silva; Fotos: Nuno Gonçalves
Forte contratação para iniciar a temporada 2013. A equipe de futsal feminino da Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora fechou com a fixa Taty, que atuava pela Unesc/Criciúma. O acordo foi finalizado nesta quinta-feira (03).
A atleta, com sete títulos de Seleção Brasileira, é a novidade para manter o alto nível da atual pentacampeã da Liga Futsal Feminina. Enquanto a equipe segue de férias, a diretoria da Female Futsal cuida da montagem do plantel. A reapresentação ainda não tem data certa, mas há uma indicação para o dia 28 deste mês, iniciando mais cedo os trabalhos.
* Em dez anos, muitas convocações Catarinense de Orleans, Tatiane Debiasi Croceta começou a jogar futsal em sua cidade-natal em 2000, nas competições escolares. Dois anos depois, a fixa passou a jogar por Criciúma, na equipe mantida pela prefeitura local. Sua vontade chamava a atenção, e não demorou muito para que a Unesc lhe fizesse um convite. Vieram títulos na base e três convocações para a Seleção Catarinense em sequência: 2005 (Sub 20), 2006 (Adulta) e 2007 (Sub 20), sendo campeã brasileira nesta última.
Em 2009, a tão sonhada convocação para a Seleção Brasileira. E não parou mais, faturando sete títulos, contando dois sul-americanos (2009/11), três mundiais adultos (2010/11/12) e dois universitários (2010/11). Fora isso, foi a capitã do time canarinho e a artilheira no Mundial Universitário de 2012, com sete gols. A Confederação Brasileira de Desporto Universitário reconheceu sua qualidade, premiando-a como a melhor atleta de futsal, entre mulheres e homens, na temporada passada.
Pela Unesc, faturou dois importantes bicampenatos, em 2011/12: os Jogos Universitários Catarinenses e a Olimpíada Universitária Brasileira. Sobre o, agora, ex-time, Taty é só gratidão e elogios. "Fui muito feliz como atleta e pessoa. Saio realizada pelas conquistas. Na Unesc foi onde atingi o auge, e agradeço aos técnicos e dirigentes", afirmou. Mesmo assim considerou importa sair após uma década de trabalho: "Na vida de atleta, precisamos renovar, estar com outras coisas - é o que faz a evolução acontecer".
* Ansiedade positiva pelos novos ares e gosto pela marcaçãoA respeito do novo time, Taty tem ótimas expecativas. "Com certeza, são as melhores expectativas; eu quero aprender mais e evoluir mais. As pessoas que estão na Unochapecó/Nilo Tozzo/Aurora têm capacidade, formando uma equipe de campeãs. Quero integrar esse grupo e contribuir da melhor forma possível", declarou.
Sobre o novo momento do time, que passa pela transição de treinador, ela mostra tranquilidade. "Conheço bem o trabalho do Éder Popiolski (agora coordenador) e trabalhamos juntos algumas vezes nas Seleções. Tenho certeza que ele deixou a equipe na mão de quem confia e de quem tem capacidade de continuar a nos fazer campeãs". E ela já coloca seu voto de confiança no novo técnico, Márcio Coelho: "Temos que acreditar nele, pois o pensamento será bem próximo e parecido com o do Éder".
Taty possui como características bom passe, chute forte, ótima percepção tática e, ao longo dos anos, mostrou crescente no quesito habilidade. Porém, a mais marcante e a preferida dela é a forte marcação. "Não escondo de ninguém: eu gosto de marcar. Se eu estiver bem na marcação e não tão bem no ataque, me sinto menos chateada do que o contrário. É o ítem que eu mais trabalho e, para mim, parece que falta algo se eu não fizer direito", relatou.
Fora das quadras, Taty mostra que é igualmente aplicada. A atleta é bacharel em Educação Física e está na pós-graduação, a qual terá que trancar. Em Chapecó, cursará Administração, mostrando a importância que os estudos tem em sua vida - através do qual obteve muitas honrarias.
* Ficha da atletaTaty (Tatiane Debiasi Croceta)
Posição: fixa
Nascimento: 28/03/1987 (Orleans-SC)
Clubes anteriores: Prefeitura de Criciúma e Unesc/Criciúma (desde 2002)
Convocações para Seleções: Catarinense Sub 20 (2005/07), Catarinense Adulta (2006), Brasileira Adulta (2009 a 2011) e Brasileira Universitária (2010 e 2012)
Principais títulos:
Por clube: bicampeã catarinense universitária (2011/12) e brasileira universitária (2011/12)
Por seleções: campeã brasileira Sub 20 (2007), bicampeã sul-americana (2009/11), bicampeã mundial universitária (2010/12) e tricampeã mundial adulta (2010/11/12)
Posted by
Luca Ranocchiari -->
luca.ranocchiari@futsalplanet.com